Uma viagem de Fiat Fiorino por mais de 12 mil quilômetros pelo sul da América
Poucos ousariam a pegar uma Fiat Fiorino, colocar cama e partir para o frio do Ushuaia ou para Bariloche. Poucos. Dentre eles está o casal Osmar Vieira Elauterio e Nair Gretter, ambos com 50 anos, e moradores de Penha, em Santa Catarina. Mais precisamente na Praia Alegre.
Osmar diz que nunca foi campista, ao menos dos que ficam em camping. “Não tenho paciência de ficar parada no camping, gosto de viajar, de explorar lugares, construções, progresso”, comenta. Eles são maratonistas e Osmar é piloto de paramotor e voo livre.
O casal de comerciantes na cidade na pequena cidade onde está localizado o maior parque temático da América Latina, resolveu que iria tirar 20 dias de férias na metade do ano passado, em 2019. Para alguns, tirar férias poderia ser pegar uma cadeira de praia e ir ficar na beira do mar pelo tempo que durasse o descanso. Mas eles queriam algo a mais.
Pais de um casal de filhos, uma menina com 12 anos e um “menino de 26 anos”, conforme descreve Osmar, ambos gostam de disputar maratonas. E isso determinou o local da viagem que fariam nas férias. Iriam para o exterior.
Osmar conta que no decorrer do ano passado já sentiam que a crise estava cada vez maior e que ambos estavam cansados. “Disse para minha esposa que iríamos pegar 20 dias de férias. Na época ela me perguntou como iríamos se afastar dos negócios”, lembra. Este foi o primeiro desafio para eles.
Se afastar tanto tempo dos negócios parecia algo arriscado. Por isso, convocaram uma reunião com os gerentes das cinco lojas de suplementação e acessório para atletas e da pousada que possuem na cidade e explicaram a situação. “Dissemos que a gente precisava de férias, caso contrário todos poderiam sair perdendo. E eles entenderam”, lembra Osmar. O comunicado aconteceu cerca de 20 dias antes de eles sair para a viagem.