Os cuidados na hora de contratar seguros para motorhome e trailer

Valmir Vieira e a família durante a Expo Motor Home (2018) em Novo Hamburgo (Foto: BD/Revista de Campista)

Com o crescimento do campismo e caravanismo nos últimos anos há mais motorhomes e trailers nas estradas, mas muitas vezes os proprietários optam por não fazer seguro. O corretor Valmir Vieira, da Devalor Corretora de Seguros, em Joinville (SC) alerta sobre os equívocos na hora de contratar os serviços. Existem, segundo ele, várias situações que precisam serem levadas em conta.

Vieira diz que a cultura do caravanismo mudou nos últimos anos. Até um tempo atrás o campista viajava apenas duas ou três vezes por ano. “Este campista tinha o risco pequeno. O carro ficava muito tempo parado”, diz. Hoje é diferente.

Segundo ele, atualmente é comum encontrar pessoas morando no próprio equipamento ou que estão viajando com frequência. “É muita gente”, comenta.

Essas pessoas que viajam ou moram nos veículos estão se expondo mais e o risco de algum tipo de acidente aumenta, na opinião de Vieira. “Eu acredito que estas pessoas precisam fazer um seguro muito mais completo” opina.

Coberturas para trailer e motorhome



A falta de cuidados na hora de contratar poderá fazer com que o proprietário tenha inúmeros prejuízos. Vieira cita a atenção necessária na hora de adquirir os serviços. “Às vezes é segurado um valor aquém do valor real do veículo e isso poderá dar dor de cabeça ao usuário”, diz.

É comum que o valor assegurado seja menor do valor real e na hora de usar a franquia a seguradora pague pelo valor contratado e não o do equipamento. Por causa disso, ele diz que é necessário pagar a apólice pelo valor aproximado ao que vale o bem.

Já em relação aos trailers, o corretor explica que existem duas situações que precisam ser levadas em conta. A primeira é de que o carro que faz o reboque, se tiver seguro, ele cobre o que está sendo rebocado. A segunda situação é de que se o veículo se desprender, o proprietário pode ter de arcar com as despesas, pois a seguradora poderá alegar que o trailer não estava sendo tracionado.

Neste caso ele indica que seja feito, também, seguros contra terceiros.


Receba as notícias da Revista de Campista no seu WhatsApp