Campistas se reúnem com Ministro do Turismo em busca de melhorias para o segmento

Alexandre Boff (Expomotorhome), Nilva Rios (Anacamp), Gilson Machado (Ministro do Turismo) e Adriano Karlo (Diretor Regional da Anacamp em Brasília) – Crédito: Roberto Castro, do Ministério do Turismo

Hoje pela manhã, dia 12, o diretor-presidente da Expomotorhome, Alexandre Boff, a presidente da Associação Nacional de Campistas (Anacamp), Nilva Rios, e o Diretor Regional DF da Anacamp, Adriano Karlo, se reuniram com o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, para tratar de assuntos de interesse do setor de campismo e caravanismo. “Foi um encontro rápido mas, atendeu ao que nos propusemos, que era entregar o documento com sugestão dos campistas diretamente ao ministro”, comentou Nilva Rios. Além das pautas, o diretor-presidente da Expomotorhome aproveitou a reunião entregar o convite para o Ministro e, também, ao presidente da República, Jair Bolsonaro, participar da 5ª Expomotorhome que acontece de 9 a 12 de dezembro em Pinhais (PR).

A presidente da Anacamp disse que a intenção foi levar informações para dar subsídio aos trabalhos e discussões que o Ministério já vem realizando com algumas instituições e pessoas do setor. “As sugestões, além das formuladas pela Comissão de associados da Anacamp, contemplaram ainda as colhidas, de forma online, junto aos campistas de outros grupos e também independentes, no período de 02 a 05 de agosto”, explicou.



Para Alexandre Boff, o encontro foi positivo. “Recebemos um feedback agradável do ministro e demostrou estar muito animado em nos ajudar nas reinvindicações do setor”, relatou.

Entre as solicitações, segundo Boff, está a instalação de campings e paradas de apoio em todos os parques nacionais. “Ficamos de voltar a apresentar mais materiais para ele analisar”, afirmou.

O documento entregue foi resultado da participação de forma online de campistas. Segundo Nilva, foram 362 respostas obtidas que juntas formaram a carta de reivindicações. Dentre os assuntos estavam:

  • Pontos de apoio nas rodovias, preferencialmente com segurança e local para descarte;
  • Pontos de apoio nas cidades, implantados pelos municípios;
  • Autorização para instalação de campings nos parques federais, estaduais e municipais, preservando-se o meio ambiente;
  • Incentivo à aquisição de motorhomes e trailers, por meio de crédito habitacional, e crédito especial para demais equipamentos de camping; e
  • Incentivo à indústria de trailers e motorhomes.

Receba as notícias da Revista de Campista no seu WhatsApp