Aos trancos, Camping Clube Brasil completa 56 anos

André Pereira herdou o título do pai e frequenta os espaços do CCB – Foto no CCB de Setiba

O Camping Clube Brasil (CCB) completou na semana passada 56 anos de fundação com muita pouca coisa para comemorar, mas com o desafio de resistir como modelo de negócio para o setor de campismo. A entidade no ápice teve mais de 60 campings espalhados pelo Brasil. Atualmente, estão registrados no site da entidade 22 espaços em dez estados.

O CCB foi fundado em 7 de julho de 1966 no Rio de Janeiro (RJ) em forma de uma associação com sede na cidade de fundação e com departamentos regionais. Atualmente, conforme o site da entidade, há a sede nacional, no Rio de Janeiro, e outras três regionais, São Paulo, Campinas e Nordeste. A reportagem tentou entrar em contato com elas, mas não obteve êxito.

Mensalmente o CCB vem publicando um jornal chamado O Campista e que está disponível no site. No jornal de março a notícia foi a eleição de Fernando Cespe como presidente da entidade para o triênio de 2022 a 2025. A eleição aconteceu no dia 12 de fevereiro.

Com o contato citado no jornal informativo da entidade, a reportagem tentou entrar em contato, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Mesmo com a crise que aparenta assolar a entidade, alguns campistas continuam utilizando alguns espaços da CCB. É o caso do representante comercial André Pereira, 52 anos. “Meus pais entraram de sócio quando eu tinha três anos de idade e, desde 2003, eu herdei o título do meu pai e venho usando com frequência até hoje”, comenta.

Conforme Pereira, a rede CCB manteve o perfil do público que frequenta os espaços. Ainda continua tendo campings externamente família e grande parte deles muito bem cuidados pelo dedicação dos guarda camping e seus funcionário”, afirma.

Para ele, este é o motivo para que o CCB consiga chegar aos 56 anos. “A rede CCB já há muito anos vem passados por crises e fechamento de muitos campings da rede. O motivo de estar aberto até hoje é a simplicidade e ambiente extremamente agradável e familiar”, justifica.

Pereira diz que projetos semelhantes ao CCB tem espaço no mercado de campismo, contudo, não vê como viável neste momento. “Acho muito difícil porque o investimento é muito alto para montar uma rede”, afirma.

O caminho mais viável, segundo ele, seria uma associação. “Os proprietário de campings iriam se associar e a associação iria vender títulos e mensalidade e os lucros iriam ser distribuídos entre os donos de camping”, sugere. Para ele, seria com a venda dos títulos e mensalidades que os donos dos camping conseguiriam reduzir preços das pernoites para os sócios. “Mas isso é um sonho”, conclui.

Camping Clube Brasil
Site: https://www.campingclube.com.br/
Publicações: O Campista

Campings
Estados: 10

Bahia: 3 campings
Canavieiras: sem mais informações
Prado: sem mais informações
Santa Cruz Cábralia: Funcionamento interrompido para obras e reformas

Espirito Santo: 2 campings
Aracruz: Funcionamento interrompido temporariamente por demanda judicial.
Guarapari: Tel.: (27) 3262-1325 | Praia de Setiba

Goiás: 1 camping
Caldas Novas: sem mais informações

Minas Gerais: 1 camping
Ouro Preto: Funcionamento interrompido para obras e reformas.

Paraná: 1 camping
Curitiba: Funcionamento interrompido para obras e reformas.

Rio de Janeiro: 6 campings
Arraial do Cabo: Funcionamento interrompido para obras e reformas.
Cabo Frio: (22) 2646-4256
Mury: (22) 2542-2275
Paraty: (24) 3371-1050
Recreio dos Bandeirantes: (21) 3825-9209
Serrinha: (24)3381-7042

Rio Grande do Norte: 1 camping
Lagoa do Bonfim: sem mais informações

Rio Grande do Sul: 1 camping
Canela: sem mais informações

São Paulo: 5 campings
Bertioga: (13) 3311-9329
Campos do Jordão: (12) 3663-0425
Clube dos 500: (12)3122-4175
Itanhaém: (13) 3425-0206
Ubatuba I: (12) 3843-1536

Sergipe: 1 camping
Aracajú: sem mais informações


Receba as notícias da Revista de Campista no seu WhatsApp