Anfatre aguarda portaria que cancela resolução sobre peso e categoria de CNH para trailer
A Resolução 789, de 18 de junho de 2020, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) , que começou a valer em 1º de julho do ano passado mobilizou a Associação Nacional dos Fabricantes de Trailers, Reboques e Engates (Anfatre) para suspender a medida que alterou a categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os motoristas que utilizam o conjunto de carro e trailer com peso acima de 3.500 kg. “Estamos tratando disso semanalmente”, explica o presidente da entidade, Marcus Matheus. A promessa do Denatran é de que em breve seja suspensa a resolução.
Antes da mudança o motorista com a CNH B poderia conduzir o conjunto (carro e trailer) com peso até 9.500 kg. Com a alteração, o peso caiu para 3.500 kg. A Anfatre busca com apoio de deputados e senadores alterar a regra novamente. “Eles nos disseram que farão uma revisão completa na Resolução 789”, comenta Marcus.
Segundo ele, a promessa em setembro passado era de que fariam uma portaria para cancelar a resolução. Mas, nas últimas conversas os responsáveis pediram mais tempo. A alegação é de que o foco neste momento é na mudança no Código de Trânsito Brasileiro que começa a valer em abril.
Marcus explica que desconhece casos de autuações devido a resolução. “Não tenho nenhum cliente desde agosto até agora que tenha sido parado e foi questionado sobre a carteira”, comenta. Ele acredita que como há interpretação de que nada mudou na lei, não está havendo fiscalização.
Receba as notícias da Revista de Campista no seu WhatsApp