Aumento no limite de pontos, na validade da CNH e exame toxicológico estão entre as alterações na legislação
Um dos assuntos que tem deixado muitos condutores confusos é sobre as mudanças no Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Desde 12 de abril há mudanças que interferem diretamente na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de todos motoristas. Conforme a campista e proprietária do Centro de Formação de Condutores Itupava, Alcioni Silva, em Curitiba (PR), as principais mudanças estão relacionadas ao motorista.
Conforme ela, se destaca o aumento do limite de pontuação da CNH de 20 para 40 pontos e o aumento da validade de cinco para dez anos para condutores com até 49 anos, ou conforme avaliação médica. “O que quer dizer conforme avaliação médica: Eu tenho um problema de visão, tenho pressão alta ou até mesmo faço uso de remédio controlado fica a critério do médico para definir o tempo que você vai ter que passar por uma nova avaliação (renovação)”, explica Alcioni.
Em relação ao limite de pontuação, a campista alerta que é preciso ficar atento. “É preciso tomar muito cuidado quando se fala nos 40 pontos da CNH. Eu só vou ter 40 pontos se não cometer infração gravíssima no prazo de 12 meses”, diz.
Em suma, se o motorista cometeu duas ou mais infrações gravíssimas no período de 12 meses, o limite cai para 20 pontos. Se cometeu uma infração gravíssima em 12 meses fica em 30 pontos.
A regra não vale para motoristas que exercem atividade remunerada. “Neste caso vale 40 pontos no prazo de 12 meses independente da natureza da infração”, explica Alcioni. Os profissionais podem participar de curso de reciclagem prevista assim que atingir 30 a 39 pontos no período de 12 meses.
Já em relação aos exames toxicológicos, Alcioni explica que os condutores habilitados nas categorias C, D e E são obrigados a realizar os exames a cada dois anos e meio (30 meses). Os motoristas com exames vencidos a mais de 30 dias ou se não realizou os exames conforme diz a lei, eles estarão passíveis a uma multa de R$ 1.500,00 e suspensão do direito de dirigir por 90 dias.
Nesta quarta-feira, dia 19, as 20h, a live Papo de Campista transmitida pelo Facebook e pelo Youtube vai abordar este tema com a participação da campista e empresária Alcioni Silva. Por lá os interessados poderão tirar dúvidas sobre o assunto. Acompanhe pelo Facebook ou no Youtube.
Receba as notícias da Revista de Campista no seu WhatsApp